Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

PALESTRAS

ABRIL 2024

DOMINGO - 17h.

07 – JOSÉ HENRIQUE – "Tema livre"
14 – NILTON VIEIRA"Da lei de destruição - lE. cap. VI"
21 – LUSILENE LOPES – "Das penas e gozos futuros - LE. cap. II"
28 – WARLEY - "Tema livre"

QUINTA-FEIRA - 20h.
04 – JOSÉ HENRIQUE – "Tema livre"
11 – EUGÊNIO CORREA – "Tema livre"
18 – LUSILENE LOPES – "A história da Doutrina Espírita - 167 anos"
25 – NILTON VIEIRA – "Missão dos espíritas" - ESE, XX, 4

 

                                               

                                    

                 13/10/1957 - 64 ANOS

 

O casal CÍCERO E ZILDA VICTER participavam das atividades do Centro Espírita Friburguense, chegando a diretores daquela casa, como também diretor-residente do Abrigo Amor a Jesus, que abrigava Idosos e Meninos, permanecendo por algum tempo, morando e dirigindo aquela casa.

Precisando alugar uma casa para abrigar sobrinhos que vieram morar com o casal, Cícero e Zilda fixaram residência no Bairro de Olaria.

 

Em seu Lar, iniciou-se o Culto do Evangelho, com a participação de alguns amigos como Clarinda Hotz, José Telles de Mattos, Cesarina Mattos, José Ramos Neto, Luzia Lengruber Ramos, Margarida Cabral, Antonio Correa e outros. O culto familiar durou 10 anos.

Numa reunião, Zilda Victer, recebe orientação da espiritualidade, dizendo que chegava a hora de fundar um Grupo Espírita. Os participantes se reuniram várias vezes e às 15:00 horas do dia 13 de outubro de 1957, aconteceu a reunião de fundação do GRUPO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM, numa pequena sala, alugada na Rua Vicente Sobrinho, 12 – Olaria. A palestra inaugural foi proferida por JACKES ABUAB, já falecido. Um ano depois, em 18 de outubro de 1958, fundava-se a Mocidade Espírita Ignácio Bittencourt, tendo como dirigentes Gerson Rodrigues Lima, José Augusto da Silva e Olney Lugon e como mentores José Telles de Mattos e Clarinda Hotz. Em seguida teve início a Aula de Evangelho, com a orientação

de Nilse Teixeira de Oliveira, da Fraternidade Espírita Boa Nova.

 

Com o crescimento das atividades, transformou-se de Grupo para CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO BEM.

No segundo ano de atividades a Diretoria adquiriu um terreno na Rua Prefeito Gustavo Lira, 55 – fundos, com a colaboração de Nilton Gomes Silva, Siberia Sanches Silva, João Batista da Silkva e Eugênio Ferreira Batista, onde foi construída uma sede provisória em madeira e um ano depois levantava-se a sede própria, funcionando no local, além das atividades do Caminheiros do Bem, funcionou o Grupo Alccólicos Anônimos e uma Escola Primária com o nome de Escola Cícero Victer, dirigida pela professora Odemia Silva, até fevereiro de 1979, quando foi totalmente danificada por uma barreira que caiu e destruiu toda sua estrutura.

Passamos a funcionar na sede do Centro Espírita Fé e Fraternidade até julho de 1981, gentilmente cedido pela sua diretoria.

 

Procuramos um outro local. Encontramos e adquirimos um terreno, com uma pequena casa, à Rua Presidente Backer, 14 – Olaria. Nesta casinha funcionamos durante um ano, ocupando a pequena sala para palestras e o pequeno quarto para os passes. A primeira palestra foi feita em 02 de agosto de 1981 pela companheira ELENI MEIRELES, de Niterói. Em seguida foi iniciada a construção da atual sede.

E hoje o CAMINHEIROS, com frequência aproximada de 130 pessoas, atua com as seguintes atividades:

 

Três Reuniões Doutrinárias(com palestras, passes e tratamento espiritual)

* Quarta-feira às 14h

* Quinta-feira às 20h

* Domingo às 17h

Dois Grupos de Estudo:

* ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita): Sábado às 17h

* EADE (Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita): Terça-feira às 20h

Evangelização das Crianças e dos Jovens: Quinta-feira às 20h

Estudo Mediúnico: Segunda-feira às 17h e Quarta-feira às 20h

Reunião de desobsessão : Sexta-feira  às 19h

Campanha do Quilo (iniciada em 1982 por Jair Coelho Martins e Arlete Nevesaos Sábados na parte da tarde). Hoje é realizada aos Sábados às 9:30h

Projeto Sementinha (enxovais para Bebês): Segunda-feira às 18h

 Visita aos Lares de Enfermos: Terça-Feira às 14h

Artesanato: Sexta-Feira às 8:30h

Grupo Alegria de Viver (Visita aos Abrigos): penúltimo domingo às 14:30h

Conservação da sede: Terça-feira às 15h

Bazar: permanente

 

O Serviço Assistencial desempenha um grande trabalho, distribuindo, mensalmente, a aproximadamente 120 Cestas Básicas, roupas, medicamentos e outros auxílios aos carentes que procuram o Caminheiros do Bem.

Seguindo sempre o lema do Caminheiros do Bem“ILUMINANDO MENTES, CONSOLANDO CORAÇÕES”

Todas as palestras gravadas estão no link abaixo:

CLIQUE AQUI